top of page

Se devemos comer alimentos naturais, por que seu cachorrinho só come alimentos industrializados?



Come apenas duas vezes ao dia, e é sempre igual: bolinhas sem sabor, sem recheio, cor suspeita, retiradas de embalagens coloridas, com um grande T no meio, indicando que seu alimento é geneticamente modificado. Seria uma coisa muito estranha se isso não acontecesse todos os dias na casa de alguns brasileiros, que acreditam que dar comida é a melhor forma de cuidar de animais de estimação. Porém, se nossos nutricionistas sempre lembram a importância das dietas naturais e evitam os produtos industrializados, por que não levar a sério essas recomendações na alimentação dos animais de estimação? As consequências desse descuido podem ser piores do que parece.



Por exemplo, você sabia que a obesidade em cães e gatos é uma doença recente? Estranhamente, apareceu mais ou menos junto com a ração animal industrializada. Outra mancha vermelha que chamou a atenção foi o uso dos conservantes BHA e BHT, comumente encontrados em rações para cães. A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, da Organização Mundial da Saúde, classifica essas duas substâncias como cancerígenas.


Existem também dados que provam que a maioria das pedras nos rins dos cães é causada pela ingestão de ração. Fatos provaram que, para manter a saúde renal, os cães precisam consumir água suficiente, mas apenas cerca de 11% da água em uma dieta normal, em comparação com a média de 70-80% da água em uma dieta natural.


Apesar das evidências, os veterinários ainda incentivam muitos donos de cães a manter a comida industrializada para animais de estimação. Muitos motivos são que a dieta natural (também chamada de AN) pode não atender a todas as necessidades nutricionais do animal ou prejudicar sua saúde. Até o Conselho Veterinário Federal se opõe à comida caseira.



Uma pesquisa realizada por Janine França, zoóloga e Mestre em Nutrição, comparou a alimentação de cães em 24 grupos, cada um com uma dieta diferente: ração premium seca, ração úmida enlatada, mistura de frango cru, mistura de carne crua, mistura de comida crua em um forno de microondas, uma mistura de frango aquecido e carne crua aquecida no microondas. A conclusão é que os níveis de colesterol de cães alimentados com dieta seca e úmida são piores do que aqueles com dieta natural. Em comparação com os animais que comem comida seca, os animais que recebem comida natural também apresentam melhor desempenho em termos de triglicerídeos.


Estas são apenas algumas das razões para a adoção generalizada de AN nos Estados Unidos, Austrália e Europa. No Brasil, um dos principais defensores desse tipo de alimento é a jornalista e veterinária de Sylvia Angélico, criadora do site Cachorro Verde, onde publicou Cães e gatos Dieta natural.


Baseado em matéria do site www.hypeness.com.br

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp
bottom of page